terça-feira, 11 de setembro de 2007

As semelhanças entre Marxistas e Evangelicos



Todo mundo já conheceu ou conhece ao menos um “comunista”. Todo mundo já conheceu ou conhece ao menos um “crente”. O que ninguém fez até agora foi perceber como eles são parecidos...

Se você cursa faculdade você já deve ter visto os famosos marxistas. Se você cursa algo da área de humanas você já deve ter visto vários deles. Se você já esta há no mínimo um ano em uma classe de humanas você já deve ter se enchido deles!!
O fato é que é impossível ignorá-los. Com uma leitura geralmente porca de “o manifesto do partido comunista” (não, eles nunca lêem “O Capital”. Alias, será que alguém alem de Engels leu aquele tijolo??) e de algumas obras de Noam Chomsky, eles costumam importunar todos a volta deles com papos como “ideologia”, “superestrutura”, “luta de classes”, “revolução” e “Os Estados Unidos fedem!”. Geralmente se vestem de maneira esquisita e “alternativa”, e ficam falando em “revolução”. Ao mesmo tempo, esses seres bizarros costumam pertencer as classes razoavelmente favorecidas (a burguesia comercial ou funcionalista publica, também conhecida como classe média, também conhecida como “mauricinhos-da-porra”), usam coisas caras e nutrem um certo desprezo enrustido pelos pobres que tanto defendem...

Bem, mas chega de falar mal deles (na verdade, não chega não. Vou falar mais mal deles abaixo hehehe).

Os evangélicos também são figurinhas fáceis. São figurinhas tão fáceis que vou deixar a preguiça fluir e nem vou me dedicar a uma breve descrição deles (eu não ganho pra escrever esses textos ridículos mesmo...) :P. Ainda assim, tenham em mente que o termo "evangélico" é usado aqui como sinonimo de "fundamentalista cristão". Isso não quer dizer que apenas eles são cristãos fundamentalistas e nem que todos eles o são. é apenas uma maneira de simplificar as coisas.

Como você deve saber as religiões são geralmente mal vistas pelos marxistas, que costumam considerá-las “aparelho ideológico das classes dominantes” (a não ser que o marxista em questão seja religioso - ai ele ira considerar apenas as outras religiões como “aparelho ideológico da classe dominante”). O que até hoje eles não se tocaram é como o discurso deles é parecido com da maioria dos fanáticos religiosos cristãos...

Com vocês, as semelhanças entre os Marxistas e os Evangélicos:

Evangélicos: se você não acredita nas mesmas coisas que ele - ou discorda de alguma coisa que ele falou – você é do demônio ou esta sendo manipulado por ele.
Marxistas: se você não acredita nas mesmas coisas que ele - ou discorda de alguma coisa que ele falou – você é da “classe dominante” ou esta “alienado” por ela.

Evangélicos: Não importa quais e quantos dados você apresente a eles, tal informação estará errada se discordar de algo de sua fé. “Provavelmente tal fato foi manipulado pelo capeta”.
Marxistas: Não importa quais e quantos dados você apresente a eles, tal informação estará errada se discordar de algo de sua “fé”. “provavelmente tal fato foi manipulado pela classe dominante”

Evangélico: Sua doutrina se baseia num único livro sagrado (Bíblia), ao qual leem muito pouco (ou nada). Todos aqueles que questionam ou discordam de algo desse livro estão erradas ou “possuídas”.
Marxista: sua doutrina se baseia principalmente em um único livro (O capital)ao qual leem muito pouco (ou nada). Todos aqueles que discordam são “alienados” ou “alienantes”.

Evangélico: seu livro base foi escrito pelo povo judeu e esta cheio de personagens judeus, mas ainda assim os cristãos usam esse mesmo livro pra condenar os judeus.
Marxista: seu livro base foi escrito por um judeu, mas ainda assim eles adoram acreditar numa conspiração judaico-americana pra dominar o mundo.

Evangélico: Seu livro base foi escrito por vários judeus barbudos.
Marxista: Seu livro base foi escrito por um judeu barbudo.

Evangélico: não costuma fazer nada durante seu dia a dia pra tornar o mundo um lugar melhor, pois esta esperando o “Apocalipse”.
Marxista: não costuma fazer nada durante seu dia a dia pra tornar o mundo um lugar melhor, pois esta esperando “a revolução”.

Evangélico: não costuma praticar assistencialismo porque “Deus dá a cada um o que merece” (ou oferece uma recompensa bacana no “pós-vida”).
Marxista: não costuma praticar assistencialismo porque isso só serve pra “amortecer a luta de classes” (atrasando a tão sonhada revolução, onde tudo será perfeito).

Evangélico: se acusam um do seu grupo fazer alguma coisa ilícita (como adultério, roubo, etc), tal fato é na verdade uma mentira dos "inimigos de Deus".
Marxista: se acusam um do seu grupo de fazer alguma coisa ilícita (como trafico de drogas, corrupção, etc), tal fato na verdade é manipulação ideológica da classe dominante.

Evangélico: se conseguem provar que o membro do grupo fez algo ilícito, ainda assim esta perdoado, afinal “ele é um escolhido de Deus”.
Marxista: se conseguem provar que o membro do grupo fez algo ilícito, ainda assim esta perdoado, afinal “foi pelo bem da revolução”.

Evangélico: o “mundo” esta dominado pelo demônio e os únicos que não estão a mercê dele são “os dos nossos”.
Marxista: o mundo esta dominado pela burguesia e os únicos que não estão a mercê dela são “os dos nossos”.

Evangélico: eles nunca chegam a acordo nenhum entre eles - por isso existem dezenas de denominações evangélicas.
Marxista: eles nunca chegam a acordo nenhum entre eles – por isso que nunca conseguem fazer porra nenhuma.

Evangélico: o homem é naturalmente bom (o capeta o corrompeu).
Marxista: o homem é naturalmente bom (o capitalismo o corrompeu).

Evangélico: A vontade de Deus é a única responsável pelo que ocorre ou deixa de ocorrer no mundo.
Marxista: O movimento da “luta de classes” ( apenas ele) é responsável por todas as transformações na historia e sociedade humana.

Evangélico: O único culpado de tudo de ruim que acontece é o capeta.
Marxista: Os únicos culpados de tudo de ruim que acontece é a “classe dominante”.

Mas espere, não é só isso!!! semelhanças rápidas entre ambos:

- Ambos gostam de condenar e tentar calar filmes, livros e pessoas discordantes.
- Acusam seus inimigos de uso de violência, mas apreciam o uso dela quando é a favor deles
- simpatizam com regimes autoritários.

- não consigo pensar em mais nada :P


PS: Não sou necessariamente contra os marxistas ou mesmo os evangélicos (tenho amigos de ambas as "vertentes"). esse texto tem apenas o intuito de atacar o fanatismo que costuma ocorrer quando membros mais exaltados desses grupos aporrinham outros "civis".

Ainda sobre o assunto, Marx (e outros autores marxistas) fazem parte da minha formação intelectual, bem como os fundamentos cristãos de minha formação moral. O que não suporto é quando ocorre fanatismo nas crenças das pessoas e isso obscurece o bom senso delas...

PS2: contribuições para melhorar ou estender esse texto são bem vindas!! postem suas sugestões nos comentários!
PS3: esse texto ainda sofrera pequenas alterações (como links para noticias). aguardem...

14 comentários:

Ana Paula disse...

Ahahahahahahaha. Você é muito bom com a avacalhação aos marxistas! Eu perdi a prática depois que saí da História e fui pra Letras. Se bem que lá na Letras tem cada umas também... mas eu fui na direção oposta. Nem vejo mais a cara deles!

Bjs

henriquen disse...

Gostei do seu blog pacas... Principalmente desse artigo.

Se puder visitar o meu. Ficaria grato.

http://alemdq.blogspot.com

Anônimo disse...

hahahahaha to morrendo aqui ^_^
tenho que mostrar isso pro meu professor marxista >,<
"Evangélico: Seu livro base foi escrito por vários judeus barbudos.
Marxista: Seu livro base foi escrito por um judeu barbudo." Morri de rir com essa =D

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
No curso daqui está repleto dessas figuras ilustres!
A pouco tempo coloquei na comunidade do de meu curso um tópico sobre aquela monografia do Bob Esponja e a Conspiração Capitalista! Cara, só faltaram me explodir!!!!
Ta de parabéns esse blog!
Muito irreverente e criativo!

Dal Bello disse...

HEHEHE...BOM MEU AMIGO O QUE POSSO DIZER SOBRE VC E SEU TEXTO...HEHE...NÃO LI ATÉ O FINAL, NEM É NECESSÁRIO, PARA PERCEBER QUE VC É UM SUJEITO REACIONÁRIO, SUPERFICIAL E COM POUCA CONSISTÊNCIA INTELECTUAL...HEHEHE... É ÓBVIO QUE EXISTEM OS CLICHÊS HUMANOS, MAS REDUZIR MARXISTAS E EVANGÉLICOS A ISSO É DE UMA ESTUPIDEZ ENORME... PARA FICAR EM DOIS EXEMPLOS: MARX CRIOU, CONSAGRADAMENTE, A METODOLOGIA CIENTÍFICA MAIS USADA E CONSISTENTE NA PESQUISA SOCIAL EM VOGA; E EVANGÉLICO É APENAS UM HOMEM QUE SEGUE OS PRECEITOS DO EVANGELHO DE CRISTO, QUE PREGA UNICAMENTE O AMOR E A MISERICÓRDIA QUE TEMOS QUE TER ATÉ COM BESTAS COMO VC...KKKKKKKKKKKKKK

Dal Bello disse...

HEHEHE...BOM MEU AMIGO O QUE POSSO DIZER SOBRE VC E SEU TEXTO...HEHE...NÃO LI ATÉ O FINAL, NEM É NECESSÁRIO, PARA PERCEBER QUE VC É UM SUJEITO REACIONÁRIO, SUPERFICIAL E COM POUCA CONSISTÊNCIA INTELECTUAL...HEHEHE... É ÓBVIO QUE EXISTEM OS CLICHÊS HUMANOS, MAS REDUZIR MARXISTAS E EVANGÉLICOS A ISSO É DE UMA ESTUPIDEZ ENORME... PARA FICAR EM DOIS EXEMPLOS: MARX CRIOU, CONSAGRADAMENTE, A METODOLOGIA CIENTÍFICA MAIS USADA E CONSISTENTE NA PESQUISA SOCIAL EM VOGA; E EVANGÉLICO É APENAS UM HOMEM QUE SEGUE OS PRECEITOS DO EVANGELHO DE CRISTO, QUE PREGA UNICAMENTE O AMOR E A MISERICÓRDIA QUE TEMOS QUE TER ATÉ COM BESTAS COMO VC...KKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

como tem gente idiota nesse mundo, não é? pois bem, você talvez fala de coisas que nunca leu ou procurou se informar. deve ter ouvido do proprio pai(talvez um mega-empresário) que distribuição de renda é coisa de idiota, que as pessoas de rua mendingam por que querem.... vai ler um livro, antes de sair falando besteira na net seu ...

Fenrir disse...

^
|
Falando em fanatismo...

Anônimo disse...

Excelente texto. E vou até mais longe: Marxistas é que são a causa de tudo de ruim que acontece no mundo! Hahahahahahahahahahahahaha

Anônimo disse...

Namoral, qual é o seu problema?

Anônimo disse...

Que leitura limitada e imediata que vc tem sobre os grupos sociais, deveria estudar antes de querer descrever o mundo em suas palavras. Esse é o nível de nossos adverssários.

Anônimo disse...

Existem pessoas que gostam desse texto, posto que a mediocridade das mesmas se identificam com a do blogueiro.

Wesly disse...

Man !!!Achei seu texto no minimo interessante, Falou quase tudo sobre meus conceitos, ee oque penso sobre a tal religião, e fanaticos pela religião ,porem nunca tentei assossiar , eu tenho varios conceitos sobre essa Religiões, e suas contradições, e seus fatos sem fundamentos, nos qual eu odeio tanto , e odeio esses religiosos fanaticos de mente fechada, que acham que eles são os donos da verdade, uma verdade que não é baseada em nada. Na verdade baseada em uma mentira "DEUS"

Ana Caroline disse...

Adorei essas comparações, realmente... pelo menos na minha faculdade eles levam muito a sério o marxismo, como se fosse uma religião e ao mesmo tempo eles são antirreligiosos. Vai entender...